Gosto muito de um pastor e conferencista que se chama Armando Alducín. Ele é mexicano, e é o presidente da Igreja Vida Nueva para el Mundo.
Em uma de suas palestras, ” La sabíduria y el orgullo intelectual” (A sabedoria e o orgulho intelectual), ele mencionava sobre a inteligência intelectual do homem, pensadores, filósofos, ateus do mundo, e a inteligência de Deus; citando como exemplo a famosa Teoria da Evolução, explicando o que era uma teoria. E foi que então quis saber o que significa desta palavra, teoria, tanto na semântica quanto na prática humana.
Segundo o dicionário Michaellis:
teoria1
te.o.ri.a1
sf (gr theoría) 1 Princípios básicos e elementares de uma arte
ou ciência. 2Sistema ou doutrina que trata desses
princípios. 3 Conhecimento especulativo considerado independente de
qualquer aplicação. 4 Conhecimento que se limita à exposição, sem
passar à ação, sendo, portanto, o contrário da prática. 5Conjetura,
Hipótese. 6 Utopia. 7 Noções gerais,
generalidades. 8 Opiniões sistematizadas. 9 Relação entre
um fato geral e os fatos particulares que dependem dele.
E para nossa vida o que reflete? Para ser uma prova científica se faz necessário, a observação para ver o que sucede, coletar provas de que aquilo é verdadeiro, com ensaios, testes.
Quando pequena, lembro que na escola a professora nos ensinava a como plantar. Então, levávamos um potinho de danoninho, um pedaço de algodão e a semente de feijão, lembra? E o que fazíamos? Observávamos todas as etapas. Ilustrei de uma maneira simplória, mas é isso que um cientista ou um médico faz quando quer provar algum experimento, além da verificação pelo órgãos competentes relacionados à pesquisa, que aceitam ou não.
Por isso, a tal Teoria da Evolução, como também a da grande explosão, Big Bang, que fez surgir o universo, não podem ser comprovadas, são meramente especulativas, inventadas por pessoas que não acharam uma explicação para nossa origem, ou pior, não são humildes para aceitar as coisas de Deus. E infelizmente estão sendo ensinadas nas escolas como verdade absoluta até os dias de hoje.
Aliás, inventar é uma das características do ser humano culminando com a mentira.
O macaco vai ser sempre macaco, e o homem será sempre homem. Se assim fosse, não existiria mais macaco porque todos seriam homens.
Temos o dobermam, o pastor alemão, o chihuahua. Temos o orangotango, o chimpanzé, o sagui. Embora haja a variedade de raças, a espécie continua a mesma: Canina e Primata.
Aplicando isso a nós, HUMANOS, sempre seremos humanos.
